sexta-feira, 5 de abril de 2013

Cansei de ter Razão

Oi amores!
Estou numa fase bem introspectiva da vida e dentre meus pensamentos escrevi esse texto meio reflexivo meio desabafo e espero que vocês curtam ou se identifiquem. Ou que pelo menos leiam sem me achar uma maluca :)



           " E eu sonho com o dia em que me deixarei ser guiada pelas emoções. Os emocionados de plantão sempre dizem que isso não é uma coisa boa e blá blá blá. Mas o fato é que os racionais como eu, são os que mais sofrem. Nós procuramos razão e controle numa coisinha nada previsível chamada vida.

        Se eu pudesse escolher, seria absolutamente emocional. Mesmo que isso significasse crises compulsórias de choro e constantes pedidos de desculpa por falar o que não devia. Eu escolheria ser assim. Por que isso também significaria levar uma vida mais leve sem me importar se meu cabelo amanhece arrepiado ou se minha mãe está satisfeita com minha vida.

            Seria como ser livre pela primeira vez na vida sem nunca ter sido realmente presa por correntes e grilhões. A prisão mental é mais sufocante e torturante do que qualquer outra. Ser limitada por si mesma é pior do que qualquer clausura.

          O que eu preciso é de um “por que” para justificar meus atos. Dei muito trabalho a minha mãe pedindo explicações sobre ações cotidianas comuns e quando cresci, isso não diminuiu. Na verdade, a perguntinha só ficou mais constante na minha vida.

            Por que me visto de uma determinada forma? Por que devo falar de modo doce (ou não)? Por que tenho que obedecer a uma regra sem pé e nem cabeça? Por que devo ser igual a todo mundo e por que não devo? Por que o céu é azul? Por que não posso misturar manga com leite? Por que colocar sal debaixo da língua para aumentar a pressão? Por que a Lindsay Lohan não para de se meter em confusão?

         O “por que” é a razão das minhas dores de cabeça e também da minha segurança. Sabendo onde pisar, me livro de situações bem constrangedoras ao passo que me protejo de decepções por não alimentar expectativas demais. Mas a decepção também faz parte da vida.

          Ser um ser humano, não faz sentido algum. Em todos os sentidos.

         De tanto ser racional acabei transformando minha vida em teorias. A da conspiração, do consumismo, de Freud, dos biscoitinhos da sorte... Viver, no meu caso, se resumiu a fazer ações de acordo com as justificativas por mim encontradas para fazê-las. Depois de um tempo, passei a notar que até o Robocop sentia mais a vida do que eu.

        Cansei de ter razão em tudo! Quero viver da realidade, das emoções a flor da pele e do frio na barriga causado pela insegurança. Quero o vento batendo em meu corpo e me trazendo sensações novas e fascinantes. Quero gritar, pular e fazer o que me der na telha sem medo do que vão pensar de mim.

       Quero ser guiada pelo meu coração!

       “O coração tem razões que a própria razão desconhece.” Ouvi um dia.

        Talvez esse lado desconhecido da razão seja o que falta para eu me sentir completa."

Beijinhos

2 comentários:

  1. Agir pela razão tem seu lado positivo, não podemos abolir isso, mas não podemos viver só dela.
    Quando você libera suas emoções e deixa elas te guiarem a vida não fica mais fácil, mas fica mais prazerosa e sem isso não seria vida.
    Que a emoção te domine quantas vezes achar necessário, domine assim como me domina, tanto ao ponto de cair uma lágrima e percorrer um arrepio quando eu terminei de ler esse texto.
    E se der errado, vai estar certo pra você, porque a emoção te fez viver.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Ele é muito importante para mim ;*